Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Desta falésia sou a fogueira que te guia ao aconchego. Um farol incompleto sem o teu alistamento.
"Uma equipa de astrónomos liderada pelo português David Sobral anunciou esta quarta-feira a descoberta da galáxia mais brilhante alguma vez encontrada no início do universo e foi batizada com o nome do craque português: CR7.
A galáxia CR7 - remonta aos tempos em que o Universo tinha 800 milhões de anos - encontra-se numa zona chamada Cosmos e é três vezes mais brilhante que uma outra galáxia dos primeiros tempos do Universo, a Himiko à qual pertencia o recorde de luminosidade. A CR7 é milhões de vezes mais brilhante que o sol.
Em declarações ao DN, David Sobral explicou o nome CR7: "É uma abreviatura de Cosmos e a área onde foi descoberta - Redshift 7, no entanto, foi claramente inspirada no brilhantismo do craque português."
O facto de baptizarem a galáxia deste modo não atrairá a tribo do futebol para as emoções da astronomia. Torna a galáxia mais popular entre quem não liga às verdadeiras galáxias e estrelas. A galáxia fica assim com um nome fácil de identificar e de lembrar. Pode até servir do bom argumento da auto estima nacional. A galáxia mais antiga e brilhante... das primeiras galáxias.... a mania das viagens dos Portugueses, desta feita ao fundo dos tempos.