Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]


Bastou ler aquelas linhas na contra-capa para ficar de novo a dançar. Enquanto ele escrevia pausadamente. Tanto veneno demora mesmo muito tempo a destilar. Porque se trata de um veneno, no sentido em que levado ao extremo, poder, transtornar uma alma.

Almas transtornadas é o que poderá por ai haver em tanta abundância que transtornar uma alma seja banal, no seu resultado. Quem falou de transtorno foi Cocteau, certamente influenciado pela desintoxicação. Faltar ao emprego no dia seguinte é uma consequência muito difícil de conseguir, até para grandes escritores, ou para escritores que admiramos muito.

Faltar ao emprego é uma consequência mais concreta do transtorno de alma provocado pela leitura de um livro. Ninguém pode pedir tal preço por gostar de um livro. Passaria mais tempo no desemprego.

Não os levar a sério não é assim tão fácil. Para mim não é. Não vivo de certezas, é bem certo. Estou apenas naquele momento em que, dado o empurrão, embora não tenha sido efectivamente dado, treino não me estatelar no chão. Nem todo o treino mental para isso me fará evitar qualquer resultado. O resultado já está feito. Faltam os pormenores.

Autoria e outros dados (tags, etc)