Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Quantos pensamentos temos em 5 minutos?
É possível quantificá-los com exactidão?
E a maioria deles, em pouco espaço de tempo, não trazem consigo nada de útil. Imagine-se os terabytes de pensamentos que não têm utilidade, não são agradáveis, não são bonitos.
Dirão que uma vez que as sinapses precisam de ser constantemente utilizadas para não se deteriorarem, os pensamentos tem essa função higiénica de conservarem as auto-estradas da informação que circula no n/ cérebro em boas condições.
Nessa linha de ideias não admira que essa boa parte deles não tenha sequer qualquer nexo ou explicação.
Mas intorrogo-me bastas vezes qual a origem de muitos deles? Alguns são tão maus que não gosto de os gerar. Se pudesse evitar ter consciência deles, isso seria bom. Simpático da parte da natureza.
Talvez haja uma explicação simples da medicina para estas questões...
Mas receio bem que não. Que não seja simples nem linear.

Quantificar em medidas informáticas tal fluxo de informação é uma ideia interessante, mas teriamos que inventar uma máquina para medit tal coisa.

Já qualificar se torna muito mais dificil, senão impossível: como explicar a diferença ente a mente de um homem e de uma mulher, de um génio, de um poeta louco ou de um assassino.

Reparem que toda esta conversa começa na desconforto que alguns pensamentos que me afluem me provocam. Apenas isso. Não estou a ser pedante.

Esta é a natureza possível dos meus pensamentos, aqueles que a minha mente complexa engendra.

Serão tais pensamentos influenciados pela literatura, pela música, pela pintura, por todas sensações que estão além das minhas necessidade primárias físicas. Isto, sou estimulado por essas actividades mentais, do espírito.

Se tivesse que ser mineiro ou estivador teria menos pensamentos e a imaginação dos mesmos será igual. Já passei por fases da minha vida em que tive menos pensamentos que não prestavam? Ou  que tive menos pensamentos.

Já me ocorreu pedir ao National Geografic para fazer um programa sobre isso.

Autoria e outros dados (tags, etc)